PROJETOS
BEACH RESORT
Porto Galinhas, Recife - Brasil
CLIENTE: TEIXEIRADUARTE
ARQUITETURA: BROADWAYMALYAN
PROGRAMÁTICO: HOTELARIA
DIMENSÃO: 74 000 m²
PARCEIROS: -
2010
STATUS: EM PROJETO
ESPECIALIDADES: ACÚSTICA|CLIMATIZAÇÃOEVENTILAÇÃO|COMPORTAMENTOTÉRMICO|ENERGIASRENOVÁVEIS|GESTÃODEENERGIAEDESISTEMAS|INSTALAÇÕESELÉCTRICAS|SEGURANÇAINTEGRADA|TELECOMUNICAÇÕES
DESCRIÇÃO
O hotel é constituído por 2 unidades hoteleiras com 592 quartos, restaurantes, bares, centro de conferências, spa, ginásio e algumas lojas.

O edifício principal se desenvolve num piso térreo destinado às zonas comuns e equipamentos de apoio e dois volumes com quatro pisos ocupados com quartos e suites. O estacionamento no subsolo destinado para este fim e para zonas técnicas, para além de uma pequena parcela de estacionamento na superfície. O conceito funcional arquitetónico se baseia numa planta baixa livre em torno de um núcleo central onde se implantam os equipamentos sociais, tudo interligado numa sucessão de espaços interiores e exteriores, de zonas de estar e de relaxar, percursos cobertos e caminhos ao ar livre. A partir de duas receções separadas o hóspede é convidado a percorrer livremente os diferentes espaços disponibilizados, com grande interligação entre o interior e o exterior e variedade de ambientes e de experiências sensoriais. O acesso de serviço é independente e se realiza de forma oculta.

Os quartos se agrupam em conjuntos em torno de pátios ao ar livre, formando núcleos independentes mas ligados entre si, aos quais é possível acessar individualmente ou percorrendo o corredor que os atravessa.

Pela sua forma e implantação no terreno, o edifício forma espaços exteriores diversos que serão tratados individualmente, criando diferentes ambientes exteriores e diferentes vivências, com zonas mais destinadas a um determinado tipo de hóspedes e outras para outros tipos, ou para serem usufruídas em diferentes momentos do dia.

É dada extrema importância à presença de elementos de água no exterior, pela criação de planos decorativos de água (espelhos d’água), piscinas e mesmo um canal contínuo ao longo dos volumes de quartos, dotado de pontes que contribuem para formar zonas de usufruto da água, de caráter semi-privado associadas aos quartos e zonas de utilização comum destinadas a piscina mais tradicional.

Naturalmente, o edifício se relaciona com o mar e com a praia, tirando partido da proximidade física do oceano para beneficiar das vistas e da relação com o areal. Na praia se prevê um bar de apoio, juntamente como um clube de vela. Esta edificação será construída na parte do areal que se encontra dentro do perímetro do terreno, mas fora da faixa de proteção costeira.

As circulações de serviço e de veículos se efetuam pelo perímetro externo do terreno, deixando um grande jardim central exclusivamente destinado aos hóspedes.


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
-
8